segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Quem é do bem, faz bem!

Eu recebi um vídeo dos meus alunos de estágio pelo grupo do whatsapp.
Esse vídeo traduz muito o que eu penso e por que não dizer, o que eu gostaria que meus filhos fossem.
Lógico que querer que os filhos sejam algo idealizado por nós acaba sendo uma maneira de coerção da sua própria personalidade. A Mara e eu conversamos frequentemente sobre essas situações em que pais frustrados impõem compromissos e metas nas vidas dos filhos.
Mas esse caso é diferente - pelo menos eu prefiro pensar assim.
Quando o Vicente está dormindo, frequentemente me pego pensando em como será que ele vai ser com as pessoas.
Ser uma pessoa honesta, decente, idônea são coisas que a gente ensina em casa. Mas, para mim, as maiores qualidades que um ser humano pode ter são a generosidade e a humanidade.
Ser generoso com quem não tem as mesmas condições que você é uma demonstração de caráter. Agir em prol de causas realmente importantes para o coletivo é uma prova de que a racionalidade nos fez colocar o ego e a vaidade em segundo plano, pois existe gente que precisa muito de nossa contribuição. de nossa ajuda.
Eu costumo dizer que o grupo é opressor, seja ele o grupo que for. Melhor que a rima é a constatação de uma verdade. Gosto de gente, e nesse caso, de crianças, que destoam do seu grupo. Obviamente, todo diferente acaba pagando um preço por ser do jeito que é. A vida é assim mesmo.
Não espero que o Vicente e a Helena sejam completamente diferentes dos seus semelhantes. Gostaria, do fundo do coração, que eles tivessem demonstrações sinceras de afetividade e compaixão pelas pessoas que nem conhecem.
Lembro uma vez na minha infância que estava andando de bicicleta na praça lá em Tapejara. Lembro de um menino que estava lá sentado em um banco, sozinho. Cheguei perto dele e sem perguntar seu nome, ofereci minha bicicleta para ele dar uma volta. Ele me parecia tão triste, tão sem ninguém que perguntei se queria ser meu amigo. Durante um bom tempo brincávamos todas as tardes e o mais impressionante de tudo isso é que nunca soube seu nome.
Fazer o bem sem olhar a quem. Fazer o bem sem esperar a compreensão de ninguém. Eu espero que essa seja a herança que eu deixe pros meus filhos!
Abraços sinceros e emocionados.
Roges


Nenhum comentário:

Postar um comentário